15mar

Como fazer o bom uso de palavras-chave para SEO?

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Thumbnail Como fazer bom uso de palavras-chave

Para aqueles que se aventuram na internet procurando uma posição nos principais buscadores como o Google, pode parecer até engraçado que alguns termos subam com tanta facilidade, enquanto outros não importa o que se faça permanecem estagnados.

Você faz de tudo um pouco. Escreve e reescreve o texto. Coloca imagens. Por vez até muda a cor do texto para deixá-lo mais chamativo. Porém quando se vai observar os rendimentos obtidos com as mudanças, é quase que nulo os resultados obtidos. Por que isso acontece?

Nesta postagem você irá descobrir a respeito da semente germinadora de todo o processo de SEO: as palavras-chave. Iremos abordar as técnicas de como encontrar palavras-chave para otimizar o texto, bem como os procedimentos para ir refinando o texto até obter o que se deseja. Obter lucro através de posicionamento no Google.

Para fazer o bom uso de palavras-chave para SEO você precisa antes de tudo fazer uma boa pesquisa. Parece bobo mas uma parte considerável do mercado não sabe o que vende, e pior que isso, para quem realizam a venda. Então o que temos é a tentativa de se otimizar o site para um determinado termo que não irá gerar lucro para o cliente. E isso é péssimo.

Diferenciação entre palavras-chave genéricas e específicas

Como fazer o bom uso de palavras chaves para SEO

Tomamos o exemplo de um vendedor de “figurinhas de futebol” para “álbuns de figurinhas”. O que temos aqui entre aspas são duas palavras-chave para o negócio. De fato, se tentarmos otimizar para esses termos é possível que inicialmente você não atinja as primeiras páginas do Google, pois são termos muito genéricos ainda. Precisamos ser mais específicos. Principalmente se o seu site é novo e tem uma baixa autoridade na internet.

Quando tomamos o termo “figurinhas para o álbum da copa 2014” tem o que chamamos de termo específico. Essa é uma sentença que irá ter menos tráfico, isso é, menor quantidade de visitas, mas será mais fácil de se trabalhar, devido a possível baixa concorrência do termo. Além claro, de ter taxas de conversão mais altas, onde o cliente irá de fato ter refinado a procura.

Um termo de venda seria no caso quando o usuário do buscador relaciona termos como “venda” e “compra” com a palavra-chave do seu negócio. Em nosso caso fictício, termos como “comprar álbum de figurinhas da copa do mundo 2014 completo” seria altamente rentável, já que a palavra “compra” indica que o usuário estará propenso a comprar o produto ao pesquisar por ele no Google.

Se você se interessa pela nomenclatura disso tudo, termos com uma palavra são chamados de “head”, de duas a três palavras de torso, e mais de três, de “long tail”. Essa nomenclatura vem justamente de se assimilar uma curva exponencial decrescente, o que por vez se coloca um “dinossauro” no gráfico. A partir desse ponto que surge os dados nomes.

Nomenclatura de termo Head torso e long tail

Quanto mais perto da cabeça do dinossauro, mais tráfego virá ao seu site, contudo menor será a taxa de conversão, além de ser mais difícil rankear para termos genéricos.

Produza conteúdos de qualidade

A grande brincadeira é colocar a sua empresa junto ao mercado da internet. Com isso é preciso não apenas se analisar, mas também ser capaz de visualizar as estratégias feitas pelos concorrentes, e agir de maneira similar. Melhor ainda, dando o seu ingrediente secreto.

Quando me refiro em “ingrediente secreto” me refiro a aquilo que faz da sua empresa especial. É aquele item que faz com que o cliente opte pelo seu negócio ao invés de outra empresa. É aquele “algo a mais” que permite destacá-lo perante a concorrência.

Pode ser um atendimento diferenciado. A alta qualidade na produção do produto. São inúmeras as possibilidades. Para que isso seja feito de maneira eficiente, deve-se obter palavras que represente o seu negócio, e fazer com que as mesmas sejam também termos que os usuários pesquisam para atingir a sua marca.

Se ainda não estiver claro, você pode fazer uma rápida pesquisa no Google pelo seu mercado. Observe os concorrentes. O que eles estão fazendo para se posicionar no Google? Que palavras-chave são utilizadas? Que termos são destacados nas páginas? O conteúdo se encontra bem redigido e fluído? São esses e mais outros detalhes que permitem diferenciá-los do restante da massa.

Como encontrar a palavra-chave correta para o seu negócio?

De praxe, sabe-se que as palavras-chave principais devem ter relação direta com o negócio. Por exemplo, é simples olhar para uma hamburgueria e dizer “hambúrguer”. Contudo é preciso procurar termos específicos. Uma boa tática é fazer aquilo que vimos, coletar uma série de termos curtos e ir juntando eles para formar uma frase mais longa.

Quanto às ferramentas, os próprios buscadores como o Google fornece palavras-chave que se relacionam com o seu termo em pesquisa. Vá rolando a página até o final e você irá encontrar as pesquisas relacionadas que foram feitas. O termo técnico para essa funcionalidade é indexação semântica latente, por vez abreviado por LSI em inglês.

Exemplo de resultado de pesquisa da indexação semântica latente

Com o uso da indexação semântica latente (LSI), fica fácil descobrir outros termos para otimizar o site, e posicionar melhor no Google.

Você também pode descobrir o que as pessoas estão buscando quando pesquisam um determinado termo. Experimente ir a página inicial do Google e comece a digitar. Notou que surge algumas sugestões quando você começa a digitar? É o chamado Google Suggest. Utilize-o para encontrar novas opções para otimizar e expandir o seu conteúdo.

Por fim, temos um site disponibilizado pelo Google que permite visualizar as tendências de pesquisa. Mostrando o quanto um termo foi pesquisado em um dado período. A ferramenta se chama Google Trends, e permite visualizar uma série de informações relevantes, como a região de origem dos tráficos e muito mais.

Acesse agora mesmo o Google Trends

Produza conteúdo de qualidade com as palavras-chave selecionadas

Produza conteúdo de qualidadeDiante das palavras-chave selecionadas, tendo você recolhido uma boa parte delas pelo caminho, o próximo passo é produzir um conteúdo, isso é, um texto que contenha as palavras-chave. A estratégia aqui é escolher um termo central mais genérico sobre o assunto, e pegar mais dois termos relacionados que sejam mais específicos.

Não existe uma regra da quantidade de palavras-chave que se deve constar em um artigo. Por isso a grande sacada é observar os concorrentes e analisar o que eles estão falando. As vezes repetir a palavra-chave em todos os parágrafos do texto seja uma boa ideia. Outras vezes não. Para saber o que funciona, você precisa pesquisar o nicho atual e tentar imitá-lo de uma forma melhorada.

Com esse conhecimento inicial em mãos, você já está pronto para começar a produzir seus primeiros artigos e fazer com que os mesmos comecem a aparecer nos buscadores. Se você ainda não está confiante de como iniciar a produção de conteúdo para a internet, recomendamos a leitura do nosso artigo a respeito do tema:

Artigo: Como produzir texto para a Internet

A LabSEO é uma empresa de SEO que conta com serviços de otimização de sites sob medida para você. Nós podemos analisar o seu site e encontra pelas palavras-chave corretas que irão impulsionar o seu negócio! Para ter uma cotação, entre em contato conosco pelo formulário, ou pela nossa página de contato.

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