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Como melhorar a taxa de rejeição do seu site?

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A Taxa de Rejeição é a métrica mais temida por todos que produzem conteúdo, pois analisa a porcentagem de usuários que visitaram o site, acessaram somente uma página e saíram sem interagir e tomar nenhuma ação. Se isso está acontecendo no seu site, está na hora de saber o que fazer e como melhorar a taxa de rejeição do seu site.

Ter uma Taxa de Rejeição alta significa que o usuário não quis interagir com o seu conteúdo e por algum motivo não encontrou o que estava procurando e desistiu e isso necessita de um monitoramento constante.

Em algumas situações, ter uma taxa de rejeição alta, pode ser relativa em relação ao conteúdo oferecido para seus clientes. Geralmente, sites que trabalham com criação de conteúdo, como blogs, possuem uma taxa de rejeição mais alta, já que os leitores entram naquela página específica, consomem o conteúdo relevante do seu interesse e saem da página.

Mas nos casos de páginas que oferecem algum serviço ou e-commerce, a taxa de rejeição geralmente é baixa, pois o usuário passa mais tempo navegando pelo site e acessando diversas páginas.

Como calcular a taxa de rejeição do seu site?

Para descobrir como calcular essa taxa e identificar se essa métrica exige um cuidado especial neste momento, você precisará levantar o número de pessoas que visitaram a sua página uma vez e dividir pelo total de pessoas que passaram pela página.

Não existe ao certo qual é a porcentagem específica que informa exatamente a rejeição que o seu site possui, já que, como falamos um pouco acima, blogs possuem taxas de rejeição altas e e-commerce as taxas são baixas.

Geralmente, ter a taxa de rejeição entre 26% e 40% é o ideal para o seu site. Acima de 70% é péssimo para sites de serviços, porém portais de notícias, blogs e eventos é comum ter essa porcentagem.

Quando a taxa de rejeição é preocupante?

Além disso, o Google analisa a interação que o usuário teve com sua página através de comentários, compartilhamentos, downloads, play em vídeos ou ao se cadastrar em alguma newsletter. Tudo isso conta.

Como reduzir a taxa de rejeição do seu site?

Quando um usuário visita o seu site e logo fecha a página, sem navegar por ele e nem consumir o conteúdo interagindo de alguma forma, existe um problema a ser resolvido.

O seu site pode estar com problemas de navegação e carregamento, pode ser que este usuário não encontrou o produto/serviço que estava procurando ou realmente o conteúdo da página em questão não é atrativo aos olhos do público.

Nesses casos, ter uma taxa de rejeição alta deve ser encarado como um alerta, onde é necessário analisar com todo cuidado e entender por que o público-alvo não está tomando as ações que você espera.

Poderá acontecer do seu site ter muitas visitas diariamente, mas ter uma taxa de rejeição alta e não ter vendas convertidas, nem captação de leads. Nessa situação, analisar o andamento e desempenho do seu site é essencial para averiguar todos os possíveis problemas.

O Google Analytics entende como uma porcentagem alta da taxa de rejeição quando o visitante não acessa outras páginas do site e sai da página que foi direcionado. Esse cálculo é feito através dos cliques que o usuário dá nas páginas.

  • Utilize métodos de storytelling para criar histórias com conteúdo relevante e que seja relacionado ao seu negócio;
  • Mantenha as informações atualizadas e trabalhe conteúdos que estão em alta para mostrar ao seu cliente que você acompanha as novidades do mercado e da sua atividade;
  • Tenha um site com design interessante e chamativo, com fácil navegação e com conteúdo relevante;
  • Utilize das práticas de SEO e otimize o seu conteúdo para aumentar as chances de aparecer na primeira página do Google e outros sites de busca;
  • Coloque links internos que redirecionem para outro conteúdo do seu próprio site, aumentando a presença do usuário em seu site;
  • Crie botões de Call To Action (CTA) criativos e chamativos para fazer com que o visitante execute alguma ação dentro do site;
  • Analise as ações dos usuários utilizando mapas de calor para descobrir quais páginas tiveram mais acessos e assim, posicionar melhor o seu CTA;
  • Utilize pop-ups com moderação, pois em excesso, causam desconforto para o usuário, fazendo com que ele saia do seu site rapidamente;
  • Procure fazer uma chamada criativa para direcionar o visitante ao seu artigo e utilize “leia mais”. Evite colocar todo o conteúdo na página, pois isso fará com que o usuário não leia e saia rapidamente do seu site;
  • Tenha um site com carregamento rápido e com fácil navegação, para que o usuário tenha uma boa experiência;
  • Tenha um site responsivo para que os usuários acessem de qualquer dispositivo;
  • Revise os textos antes de publicar, pois os usuários não gostam de ler conteúdos extensos ou com erros de português.

Mas lembre-se: antes de concluir que o problema está com o seu site, confira se a segmentação dos dados está correta. Muitas vezes, os usuários que saem da página são aqueles que não residem no local onde a sua empresa atua, por exemplo.

Verifique também se a inserção do código do Google Analytics está correto em seu site, pois caso ele não esteja sendo replicado para as outras páginas, poderá ocorrer problemas da taxa de rejeição, pois ao clicar em outras páginas, ele não estará sendo contabilizado.

Reduzir a taxa de rejeição não é tão fácil e rápido como muitos pensam. Mas com os ajustes necessários e monitoramento das métricas o seu site conseguirá atingir as metas e converterá muito mais clientes.

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