26nov

SEO Local: descubra como atrair clientes locais

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SEO LOCAL

Desvende o segredo por trás do posicionamento por geolocalização, atraindo clientes para o seu negócio.

Já se perguntou como atrair clientes da sua cidade, região ou até mesmo bairro? A resposta certa é construir um SEO Local para que você possa começar a aparecer nas pesquisas relacionadas ao seu negócio.

Aparecer nas pesquisas realizadas através do Google, sejam elas feitas utilizando o celular ou o computador para atrair clientes para o seu negócio, se tornou uma tendência forte e necessária. Aliás, um fato interessante é que 46% das buscas feitas pelo Google são locais.

Desde que houve a atualização de algoritmos do Google, o SEO (Search Engine Optimization)  se tornou mais preciso e hoje em dia é a técnica mais importante para o posicionamento orgânico, e uma das formas mais interessantes de usar esta estratégia é utilizando o SEO Local.

SEO Local: Afinal, o que significa?

Para começar, você precisa saber o que é SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que otimizar um site para que possa ser posicionado de forma orgânica nos mecanismos de busca do Google.

Geralmente muitas empresas usam a técnica do SEO para ser encontradas em primeiro lugar na busca, mas e quando se tratar de um estabelecimento físico? Como por exemplo: Pet shops, restaurantes, consultórios odontológicos, entre outros…

O recomendado seria utilizar o SEO Local, cujo objetivo é aparecer para o usuário que busca uma solução perto de sua atual localidade. Vamos supor que haja uma pessoa que more perto do seu restaurante, então ela busca pela palavra restaurante utilizando o Google, o SEO Local faz com que seu estabelecimento apareça nessa busca.

Podemos afirmar então que é possível que negócios locais consigam se posicionar em primeiro lugar em resultados orgânicos quando utilizam essa técnica, e tudo o que você precisa ter é uma boa estratégia de marketing.

Quais são os benefícios de usar o SEO Local?

SEO LOCAL

Falando sobre benefícios, para que o SEO Local dê resultado é necessário que haja um conteúdo de qualidade e bem otimizado para que você possa aparecer nos resultados de buscas referente ao seu negócio.

  • Atraia novos clientes

Quando sua empresa consegue um posicionamento aparecendo nas buscas orgânicas, é possível atrair novos clientes para o seu negócio, principalmente aquelas pessoas que ainda não o conheciam, por buscas locais passarão a te conhecer. Todo mundo quer saber como atrair clientes.

  • Você consegue gerar mais vendas

 

Vender mais é uma parte das estratégias do SEO Local. Quando posicionado você conseguirá gerar mais oportunidades de vendas com o volume de buscas das palavras-chave que você escolher.

É necessário que o site esteja bem otimizado, com formulário de preenchimento e página de contato visível para seu cliente, afinal, ele precisa saber identificar cada parte do seu site facilmente para que consiga preencher o formulário para entrar em contato com você.

Algumas empresas utilizam recursos como WhatsApp para contato, ou até mesmo chat online, que são formas muito atrativas para facilitar o atendimento do cliente.

  • Presença local forte

Tenha uma presença local forte, atraindo cada vez mais clientes próximos ao seu negócio, e também aqueles que estão passando por ele.

Por exemplo, uma pessoa está de passagem pelo local onde seu negócio se encontra, então ela faz uma busca procurando algo relacionado, é aí que você vai desejar que o SEO Local funcione, pois é nesse momento que o seu site deve aparecer no campo de busca do cliente.

  • Redes Sociais

É preciso que você explore todas as possibilidades utilizando o melhor do marketing digital para ser posicionado e isso inclui utilizar redes sociais. É sempre bom ter uma rede social para um cliente que esteja pesquisando sobre o seu negócio através de outra plataforma como Facebook ou Instagram.

Como utilizar o SEO Local?

SEO LOCAL

Agora que sabemos o que é o SEO e alguns de seus benefícios, vamos explicar como e quando você deve utilizar essa técnica.

  • Transparência

Tenha em mente que as pessoas sempre buscam por informações detalhadas sobre o seu negócio. Seja o mais transparente possível para que possam entender como o seu negócio funciona.

Um fator importante que quase todo mundo esquece, é o horário de funcionamento. Além de instruir melhor o cliente sobre quando ele pode entrar em contato, você tem uma probabilidade maior de conseguir captar o interesse do cliente.

Abuse das redes sociais para que seu negócio apareça em todos os lugares possíveis, para ter mais reconhecimento.

Você pode utilizar sites como: Facebook, Google Meu Negócio, Yelp e o TripAdvisor.

  • Utilize o Google Meu Negócio

Se você ainda não é cadastrado no Google meu negócio, cadastre-se clicando aqui.

Além de facilitar a busca para quem utiliza dispositivos móveis, existe um recurso de interação com o telefone, que permite que o usuário clique no seu telefone e consiga diretamente ligar para você. Caso queira aprender a como configurar a interação com o telefone, clique aqui.

  • SEO Local é produzir conteúdo local

Criar um conteúdo local é garantir reconhecimento e posicionamento. Crie um blog e escreva sobre coisas relacionadas ao seu negócio, aponte sempre a sua cidade e as cidades vizinhas.

Seja o mais transparente possível, escreva as novidades locais, curiosidades ou sobre o seu negócio pelo menos uma vez por semana.

Manter a atividade é importante, além de criar uma boa estrutura para o seu site você está despertando o interesse dos seus clientes para que sempre voltem ao seu site procurando novos conteúdos. Veja a importância do blog para o SEO Local, clicando aqui.

  • Cuidado com as Palavras-Chave

Essa é uma das partes mais difíceis, encontrar a palavra-chave que você quer posicionar quando alguém for pesquisar por seu negócio. Por isso, analise outros sites, veja a concorrência pela palavra e depois decida qual a melhor solução para você.

Nós temos um artigo de como fazer o bom uso das palavras-chave, e como otimizar para usar esta estratégia do jeito certo. Para saber mais, clique aqui.

  • Não esqueça de habilitar as suas avaliações

Sempre quando um cliente busca por algo, ele sempre olha as avaliações do lugar. É essencial obter avaliações dos seus clientes pelo Google Meu Negócio e até mesmo no Facebook.

  • Faça Link Building

Procure por parcerias locais, pessoas que possam escrever sobre o seu negócio e apontar o link para seu site. Isso ajuda muito para quem quer se posicionar da melhor forma no SEO.

  • Otimizar o site para dispositivos móveis é muito importante

Com as mudanças que ocorreram no Google, uma das coisas mais importantes para conseguir um bom posicionamento orgânico no Google é a otimização de sites para celulares. Certifique-se que o seu site está acessível para clientes que utilizam dispositivos móveis.

Recomendamos um plugin para wordpress chamado AMP, você pode baixá-lo clicando aqui. Este plugin permite que você otimize o seu site para os usuários que utilizam celulares e tablets para navegar na internet.

  • Schema Markup deveria ter a sua atenção

O Schema é quem vai dizer exatamente ao Google sobre do que seu site se trata, deixando a sua plataforma mais simples e direta para ser encontrada! Você pode acessar essa página do Google que foi desenvolvida para ajudar as pessoas a otimizarem e conseguirem criar um schema clique aqui para acessar.

Dicas adicionais para o seu SEO Local

SEO LOCAL

Otimize as imagens do seu blog

Utilize imagens quando for publicar algo no seu blog para não ficar um conteúdo tedioso de ler. Esse é um truque que pode ser usado em qualquer situação na qual se tem um texto muito grande.

Imagens são uma boa forma para quebrar um conteúdo que está começando a se tornar cansativo de ler, mas não esqueça de adicionar um texto alternativo nas imagens, caso você não saiba o que é isso, confira aqui em baixo.

Textos alternativos são recursos de acessibilidade na internet, podem servir como texto âncora onde você pode colocar um link dentro, mas também funcionam como um auxiliar para pessoas com deficiência visual para que possam se localizar dentro do site.

A qualidade é um dos fatores mais importantes para o SEO

Nunca esqueça de seguir desde os passos básicos até os avançados do SEO quando fizer um blog, é necessário que você aplique todas as estratégias já validadas para fazer com que o seu site seja posicionado. Muitos profissionais esquecem do básico do SEO e acabam perdendo posição por erros simples.

Para isso, contar com um bom conteúdo é essencial, contendo imagens e vídeos bem otimizados para que possam somar com o SEO, aumentando a sua pontuação para conseguir um bom posicionamento.

Foque no que é mais importante sempre!

Um erro muito comum é querer se posicionar em uma palavra-chave muito disputada ou que não tenha muito valor. Pesquise sempre os números relacionados a esta palavra-chave que deseja utilizar. Sites como Google Analytics, MOZ e SEMrush podem te ajudar.

Essas ferramentas auxiliam na hora de identificar uma boa palavra-chave, e também a ver a concorrência para que você possa se decidir se vai disputar com ela ou não.

Cuidado com SEO Local para não conter Blackhat

Black Hat é um termo utilizado no SEO para se referir às técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável. Pode ser a entrada indevida em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais.

Caso o Google identifique que você está fazendo a utilização de Black Hat o seu site será penalizado fazendo com que perca posições. Por isso se preocupe sempre em usar estratégias que são realmente autorizadas pelo Google.

Uma das coisas mais comuns que as empresas fazem e são penalizadas é copiar conteúdos. Assim, faça sempre conteúdos autênticos e não faça plágio de jeito algum, pois isso é considerado proibido.

Conclusão

SEO LOCAL

Viu como o SEO Local pode ajudar o seu negócio a atrair clientes? Investir no SEO Local é importante e interessante para toda empresa, afinal, quem não gosta de atrair clientes? Ainda mais clientes que estão perto do seu negócio.

Nossa equipe está preparada para fazer um trabalho de análise, avaliando todas as oportunidades existentes de melhoria para o seu site.

Com a experiência que já temos no mercado, conseguimos direcionar as estratégias para que a sua empresa consiga ganhar melhor posicionamento orgânico no Google e gerar um número maior de oportunidades de vendas.

Você ficou com dúvidas? Entre em contato clicando aqui.

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