18abr

A evolução do UX voltado para SEO

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Nos últimos anos, todas as páginas de internet foram se adaptando para serem agradáveis, tanto como serem bonitas esteticamente quanto com conteúdo relevante, buscando boas performances de SEO. Porém, todas elas passaram por muitas mudanças para chegar onde se encontram, com a experiência do usuário sendo muito mais importante do que era na década passada. Por isso, acompanha agora a evolução do UX voltado para SEO.

2004 e antes: sites com muitos elementos

2004 e antes: sites com muitos elementos

As páginas não tinham nenhum foco em UX, eram apenas conteúdos espalhados na tela sem preocupação com usabilidade. Sites de notícias, banco de dados de imagens, bibliotecas online, entre outros, eram confusas e cheias de links, mas as pessoas não se importavam, pois o “estar na internet” era mais importante do que a praticidade dos sites.

As ideias de SEO não eram usadas, pois os próprios mecanismos de busca não tinham uma vasta quantidade de sites para catalogar. Os sites de busca que existiam demoravam para catalogar os sites em seu banco de dados, ao contrário de hoje em dia que eles conseguem fazer varredura automática em busca de novos sites.

Anos de 2005 a 2006: tecnologia limitada, sites lentos

Anos de 2005 e 2006: tecnologia limitada, sites lentos

Os computadores ainda eram limitados e a internet era lenta. Os sites começaram a remover elementos pouco usados das páginas, para ficar um visual mais limpo e serem mais rápidas para serem carregadas. O uso de animações em Flash dentro de sites começava a diminuir.

Os primeiros sites que auxiliavam os usuários que quisessem criar seus próprios sites ainda eram poucos e com pouca preocupação visual em suas páginas, limitados pela criatividade do usuário e recursos técnicos dos computadores.

Anos de 2007 a 2009: blogs pré-montados

Anos de 2007 a 2009: blogs pré-montados

Com a ascensão de blogs do tipo “Faça você mesmo” e “Crie seu site com poucos cliques”, as páginas começaram a ter a preocupação de serem atraentes para o público, visto que o próprio criador desenvolvia algo que gostasse de ver. A preocupação com a diagramação das páginas começou a ser mais presente. Campos bem posicionados, como menus e blocos de texto, eram essenciais para uma boa aparência do site, além de possuírem funcionalidades direcionadas aos visitantes do site.

O conceito de SEO começava a aparecer mais ativamente, incentivando os desenvolvedores de sites a melhorarem o design das páginas. As grandes empresas foram as primeiras a notarem isso e começaram a investir no User Experience para melhorar suas páginas. Pouco tempo depois, empresas menores também passaram a planejar os sites, mesmo que não conhecessem as técnicas de SEO, na base de verificar concorrentes e utilizar em seu próprio site.

Anos de 2010 a 2012: funcionalidade dos sites

 Anos de 2010 a 2012: funcionalidade dos sites

A funcionalidade se tornou a palavra central para todos os desenvolvedores de sites. Qualquer empresa que tivesse um site com uma aparência ruim ou de difícil navegação começou a ser prejudicado pelos mecanismos de busca, pois estes sempre querem mostrar os melhores resultados aos usuários, e sites desorganizados ou difíceis de acessar ficavam cada vez mais afastados das primeiras posições das pesquisas.

As técnicas de SEO se tornaram essenciais para todas as empresas, principalmente as de grande porte, pois aparecer nas primeiras posições é um dos sinais de qualidade do site. Empresas menores também viram oportunidades de negócios com SEO e obtiveram sucesso, pois conseguiam ser competitivas nos mercados em que atuavam.

Anos de 2013 a 2015: sites responsivos

Anos de 2013 a 2015: sites responsivos

Com a ascensão dos dispositivos mobile, toda a funcionalidade dos sites nos computadores teve de ser adaptada para celulares e tablets. Posicionamento de itens na tela, menus sempre visíveis, entre outras opções, se tornaram cada vez mais importantes durante o desenvolvimento dos sites. Recursos leves, como CSS, se tornaram ótimas opções para modificar o site sem deixa-lo lento, enquanto itens pesados como animações em Flash ficaram para trás.

Os mecanismos de busca passaram a incentivar sites bons nessas funcionalidades e prejudicar os que não tinham elas. O SEO se tornou indispensável para todas as empresas que querem ser conhecidas e possuírem mais consumidores de seus produtos ou serviços. Confira também nosso post sobre a integração entre SEO e UX.

 O que nos aguarda no futuro?

O que nos aguarda no futuro?

Como visto, foram muitas as mudanças do UX voltado para SEO nos últimos 10 anos. De sites cheios de elementos confusos e pesados para os computadores da época, passando por melhor aparência das páginas, até chegar ao modelo de sites que costumamos ver hoje em dia.

Essas mudanças estas influenciaram na criação de sites cada vez mais rápidos, interativos, modernos e fáceis de navegar, beneficiando os usuários que realizavam vários tipos de pesquisas nos mecanismos de busca, tanto como forma de obtenção de informações quanto para comparar itens entre lojas online para decidir em qual delas irá comprar.

Como o mundo digital se renova rapidamente, muitas outras mudanças podem acontecer, pois a evolução do UX voltado para SEO é tão rápida quanto as novas tecnologias. Equipamentos de realidade virtual, óculos e equipamentos conectados à internet, smartphones com mais recursos, todos esses avanços obrigarão os sites a se adaptarem para manter a qualidade de suas funcionalidades. Até mesmo as pessoas terão que se acostumar com os novos recursos para sempre estarem conectados.

Os sites que não se adaptarem rapidamente aos novos costumes e tecnologias ficarão cada vez mais ultrapassados, e dificilmente conseguirão bons resultados. Para evitar isso, entre em contato om a LabSEO, uma agência especializada em SEO, para potencializar a visibilidade de seu site e melhorar os resultados para sua empresa.

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