17abr

Como otimizar o endereço de acesso das páginas do meu site?

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Thumbnail Otimização de URLs aprenda como fazer

Antes de começarmos a falar como deve ser feito a otimização de URLs de um site, precisamos saber qual a importância desse ato. Pois bem, uma URL nada mais é que um endereço na internet, sendo bem informal, dando portanto o seu segundo nome.

É a URL que permite que você acesse um determinado site através de um nome legível, ao invés de uma sequência numérica, que é o que o computador entende.

O termo URL de uma maneira mais formal vem da denominação em inglês “Uniform Resource Locator”, em português, “Localizador Padrão de Recursos”, que através de um protocolo, no caso das páginas da web o protocolo HTTP, é o responsável por trazer o conteúdo de uma página ao usuário, acrônimo este que designa “Hyper-Text Transfer Protocol”, em português, “Protocolo de Transferência de Hipertexto”.

Diferente portanto de uma URI que não permite saber onde o recurso pode ser encontrado. No caso da internet, é a adicção do protocolo que permite identificar a localização do recurso, formando a URL.

Com esse jargão inicial, podemos começar a explorar o entendimento da estrutura das URLs e o que deve ser feito para otimizá-las. Vamos lá?

Compreendendo a estrutura de uma URL

Compreendendo a estrutura de uma URLA composição de um endereço na internet é muito simples. Primeiro temos o protocolo, como já dito, que demonstra como o arquivo deve ser acessado, podendo ser tanto HTTP ou HTTPS para conexões seguras, como visualização de conteúdo.

Caso seja necessário alterar os dados, fazemos o uso do protocolo FTP, onde certamente grande parte dos sites bloqueia seu acesso para que as informações contidas não sejam alteradas além das pessoas que cuidam do site em si, como webmasters e programadores.

http://

Depois do protocolo, vem em seguida o subdomínio do local onde o site se encontra. Um subdomínio bastante popular é o WWW que serve para identificar que um determinado conteúdo está localizado na internet, livre para qualquer um acessar, diferente da intranet, que é a rede interna mantida por uma dada impressa.

A sigla vem do termo “World Wide Web”, que significa “Rede Mundial de Computadores”. Uma conversão que as empresas no passado utilizavam, onde nos dias atuais o uso tem diminuído. Lembrando, por fim que o protocolo e subdomínio são separados por dois pontos e duas barras.

http://www.

Depois, temos o domínio que é o nome do site em si. Ele é dividido em domínio de segundo nível, ou simplesmente domínio, ou domain no inglês: aquilo que fica antes do ponto. E o domínio de nível superior, ou “top level domain”, pelo acrônimo TLD, depois do ponto. O domínio de um site é o que permite diferenciar o mesmo de outros sites pelo nome, o domínio da LabSEO por exemplo é “labseo”, sendo o o seu domínio superior  “.com.br”, sendo o TLD estruturado com a extensão do domínio, podendo ser .com, .net, entre outros, que determina a finalidade do domínio, no caso .com vem de domínio para uso comercial.

Por isso ele é tão popular e o .br se trata da extensão de nacionalidade do domínio, neste caso denota que as páginas do site são pertencentes ao território brasileiro.

http://www.minhaloja.com.br

Logo depois vem a pasta onde se encontra um determinado arquivo, ou o caminho para se acessar o mesmo, no caso de um URL dinâmica. Sendo que o separador entre o TLD do diretório é o uso do caractere de barra. Depois outra barra para adição de outros diretórios ou de um arquivo em si, contendo o nome do mesmo e a extensão, que determina se o arquivo é uma página estática, terminando em .html ou dinâmica, terminando em .php ou .asp, entre outros formatos.

http://www.minhaloja.com.br/eletronicos/computadores.php

Essa é a estrutura básica de uma URL. Entretanto, também temos a passagem dos parâmetros pela URL. Com o uso da notação mais criptografada. Ao final do arquivo requisitado colocamos um ponto de interrogação “?” para denotar a entrada de parâmetros, adicionarmos um nome para o parâmetro, colocamos o sinal de igual que irá atribuir as informações depois desse ao nome que definimos.

Com isso para adicionar mais um parâmetro, adicionamos operador e comercial “&” e fazemos o mesmo procedimento. Podemos assim passar URLs com dados que podem ser lidos tanto pelo lado do cliente quanto do servidor através de linguagens de programação.

http://www.minhaloja.com.br/eletronicos/computadores.php?link-promocional=sim&compra-direta=sim

Como devo otimizar as URLs do meu site?

Como otimizar URLs de um siteAgora que você compreendeu a estrutura de uma URL, fica muito mais fácil mostrar aquilo que deve ser feito para otimizar um endereço online e torná-lo aquilo que os gurus do SEO chamam de URLs amigáveis, ou friendly URLs.

O processo consiste em pegar os endereços de um site e torná-los mais legíveis para o usuário, bem como para os buscadores como o Google que serão capazes de compreender melhor a organização do conteúdo de seu site. Seguimos então com as possíveis alterações que devem ser feitas para a otimização:

Utilize-se de URLs curtas ou de um encurtador de URLs

Imagine que uma URL é um endereço. Ela serve para identificar um lugar na internet de forma única. Por isso precisamos tornar a informação o mais fácil possível de ser compreendida. Deste modo, certamente colocar os conteúdos logo após o domínio é uma ótima estratégia, de preferência também a nomes curtos.

Caso isso não seja possível, você pode utilizar um encurtador de URL que pode fazer esse trabalho para você.

Alguns encurtadores de URLs apenas diminuem o tamanho da URLs para uma sequência de números, outros mais inteligentes, conseguem mapear uma URL com o texto reduzido para a URL original, no qual você terá um painel disponível para visualizar a quantidade de visitas que recebeu a URL encurtada, além de poder alterar as URLs, caso precise fazer algum ajuste.

Utilizar ferramentas específicas, traz muita comodidade para compartilhar os links em formato reduzido, como por exemplo em redes sociais. Dentre as opções mais comuns estão encurtador de URLs do Google e do Bitly:

Google URL Shortener

Bitly URL Shortener

Construa URLs descritivas e com significado

Um endereço de uma página da web deve mostrar o local onde o usuário está. Com isso as URLs de um site devem ser pensadas para ser possível navegar não somente através dos links contidos na página, mas também através da barra de endereço do navegador.

Vamos pegar como exemplo uma loja que vende uma série de produtos. No caso o termo “sapato” seria a categoria principal e “sapatos esportivos” a subcategoria subordinada à categoria principal. Então como o termo está subordinado, sendo mais específico, nós podemos remover a palavra “sapato” da subcategoria. Ficando algo como a seguinte URL:

www.minhaloja.com.br/sapatos/esportivos

Caso seja possível, recomenda-se que o produto que se deseja vender esteja em uma URL própria, sem a interferência de categorias ou subcategorias. Retomando ao mantra de produzir URLs curtas. Especialmente se for conteúdo produzido para a seção de blog e reviews do site.

Neste caso, a adição da categoria “blog” na URLs pertencentes à seção de blog seria desnecessário, bastando apenas que a categoria “blog” seja capaz de listar todas as postagens produzidas, podendo colocar um limite de 10 postagens por página, separando elas por números, em uma estrutura semelhante à seguinte:

www.minhaloja.com.br/blog/2

Caso você utilize mais de uma palavra-chave, você deve separar elas por um traço, ao invés de usar o caractere underline. Lembre-se sempre de formatar a sua URL em caixa baixa, isso é, em letras minúsculas, pois para os buscadores uma URL com letra maiúscula é diferente de uma URL com letra minúscula.

Isso significa que o Google é case sensitive quanto o uso de URLs. Caso você não cuide desse problema, o Google irá denotar as páginas como conteúdo duplicado, o que pode fazer você não obter um bom ranqueamento, pois essas páginas vão estar em conflito, uma com as outras, na busca por posicionamento. Segue o exemplo de uma URL com separador para mais de uma palavra-chave:

www.minhaloja.com.br/disco-de-vinil/

Ao utilizar um gerenciador de conteúdo CMS como o WordPress ou Drupal pode ser que seja necessário falar com responsável do seu site, ou um programador, para que o mesmo implemente essas novas estruturas de endereço no site. Visto que para o usuário final essas alterações disponíveis no painel de controle da ferramenta são muito simples, e pode ser que não sejam o suficiente caso você deseje otimizar o seu site em sua totalidade.

Facilite a vida dos usuários e dos buscadores com URLs estáticas

Construtor de URL Imagely Campaign TrackingSempre que possível opte por endereços que não dependam de parâmetro dos usuários. Tente o máximo possível gravar essas informações utilizando-se de sessions ou gerando cookies. No caso de envio de dados por formulário, procure sempre que possível enviar os dados através do método POST ao invés de GET, especialmente se os dados enviados forem sensíveis, como senhas e outros dados pessoais.

Por que não se utilizar de URLs dinâmicas com parâmetros? A resposta é simples, essa escolha irá dar muito mais dor de cabeça para serem manipuladas. Mas há casos que o uso de parâmetros no endereço se torna uma necessidade, e nessas horas fica realmente muito difícil decidir como deve ser estruturado as URLs que tiverem essa diferença.

Deste modo o próprio Google recomenda o uso de ferramentas como o seu criador de URLs, caso você queira rastrear uma campanha personalizada pelo Google Analytics, bem como outras opções como o Imagely:

Google Campaign URL Builder

Imagely Campaign Tracking

Uso de números e abreviações e caracteres especiais em URLs

Recentemente com avanços na internet, é possível nos dias atuais obter domínios que permitam o uso de caracteres acentuados ou especiais, no caso do português, agora pode-se ter um domínio com o famoso cê-dilha “ç” contudo não é recomendado se utilizar desses domínios, pois com o uso da universalização da internet, caracteres que podem ser teclados por uma pessoa podem não ser possível para outra, com isso fica muito mais fácil escrever uma URL com caracteres romanizados, vulgo latino, do que em árabe ou mandarim.

Deste modo deve ser feita a velha transição de procura por um caractere semelhante ao especial, no caso da cedilha, o mais perto é a letra “c”, onde teremos domínios no seguinte estilo:

petshopcãofeliz ⇒ petshopcaofeliz.com.br

produçãodeconteudo ⇒ producaodeconteudo

Quanto à separação de abreviações e números, procuramos nos basear sempre naquilo que o Google interpreta. Algo interessante que notamos é que o Google trata o caractere de traço como separação, não apenas isso, a vírgula também age como separador entre as palavras e numerais, contudo é muito menos estético.

Com isso, caso você tenha um valor numérico separado por vírgula em sua URL modifique para o uso do traço “-” que irá tornar mais elegante o endereço, e claro, retornar para a mesma busca se fosse feito com vírgula “,” ou até mesmo espaço em branco “ ”. Para abreviações, por exemplo, segue o mesmo esquema, o ponto final “.” indifere no uso, deste modo recomenda-se utilizá-lo somente por questão de regra e etiqueta, pois grande parte da internet não utiliza. Mas não faz diferença na pesquisa.

Tatame 100 cm x 100 cm x 20 mm     ⇒     tatame 100×100 10mm

Cama Elástica 1,40 m                             ⇒     cama-elastica-1-40-m

Congresso nos E.U.A                              ⇒     congresso-nos-eua

Detalhe importante de se notar é que o Google trata termos com vírgula diferente de termos com ponto final para termos numéricos, deste modo o termo “1,20” difere-se do termo “1.20”, fazendo que cada um retorne resultados diferentes.

Neste caso, em especial o termo com ponto final só irá retornar termos que tenham o ponto final, já o termo com vírgula irá retornar como o caractere de espaço. Desta maneira, será retornado resultados como “1 2”, “1-2”, “1/2” e até mesmo “1|2” entre outros. É importante conhecer essa regrinha para evitar otimização de URL de páginas de forma errada.

Em situações de uso de medidas, termos sem espaço “10m” e com espaço “10 m” entre o número e sua unidade de grandeza, podem trazer resultados diferentes também. O primeiro termo se trata de algo chamado “10m” enquanto que o segundo “10 m” realmente denota a medida, formato padrão de formatação pedido pelo SI, o sistema internacional de médias.

São detalhes como esse que no final acabam fazendo toda a diferença na otimização de seus conteúdos, bem como a otimização de URls também, que devem seguir esses padrões para maior comodidade.

Onde eu posso encontrar mais informações?

A LabSEO é uma empresa especializada em otimização de sites para SEO. Contamos com diversas técnicas On-Page de produção e organização de conteúdo para permitir uma melhor formatação do seu site na internet.

Através destas estratégias é possível atuar em mercados ainda não explorados, através da aquisição de novos clientes pelo Google. Consulte a nossa página sobre consultoria de SEO ou ligue para nós hoje mesmo. Será um prazer tê-lo como cliente!

Consultoria de SEO da LabSEO

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