14abr

SEO e UX

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SEO e UX

Muitas empresas usam o SEO (Search Engine Optimization) para melhoria de seus sites para os mecanismos de busca possam encontrá-los mais facilmente e posicioná-los da melhor forma possível, de modo a oferecer mais relevância para o que usuário estiver procurando. É uma ótima forma de tornar sua marca mais visível aos consumidores, atraindo uma receita maior para sua empresa.

Com o passar do tempo, algumas das técnicas usadas bem no começo do SEO se tornaram menos importantes para a classificação dos sites. Algumas, inclusive, se tornaram obsoletas, dando espaço às novas formas de disponibilizar o conteúdo das páginas para os mecanismos de busca identificarem e, consequentemente, atingir o público-alvo esperado e possa haver a interação do usuário com o site, como comprar produtos, por exemplo.

Interação do usuário com o site

Porém, algumas empresas estão tão preocupadas em construir páginas e conteúdo que os mecanismos de buscas vejam, que se esquecem dos visitantes que irão ler ele. Não adianta possuir os melhores posicionamentos das pesquisas, possuir centenas de links que apontam para o conteúdo produzido, se o visitante não se sentir confortável com o site e ficar nele por vinte segundos.

O que é UX/UI?

UX significa User Experience – Experiência do Usuário – e é baseado no modo como o usuário se comporta ao acessar o site, que páginas acessa, quanto tempo fica nelas, quais informações ele buscou dentro do domínio, além da aparência agradável do site, desenvolvida através de uma de seus componentes, a UI, que significa User Interface – Interface do Usuário. O visitante encontrou o seu link numa pesquisa por meio dos serviços de SEO e decidiu acessá-lo. E agora? Como manter aquele visitante na página e, quem sabe, transformá-lo num cliente de seus produtos e serviços?

Usuario satisfeito

O site deve, principalmente, ser relevante e coerente com os termos procurados pelo visitante. Não basta possuir o conteúdo em negrito, títulos definidos em <h1> e <h2>, listas ordenadas e outros recursos amplamente recomendados pelas metodologias de SEO. O que o visitante realmente quer é a resposta para sua pesquisa, de forma que ele possa localizar facilmente as informações que procura de forma rápida e objetiva.

Não é apenas o conteúdo de uma postagem de blog, por exemplo, que deve ser facilmente localizado, mas também a página inicial da empresa. O visitante deve entrar na página ver as informações relevantes, como a própria marca, slogan e mensagens claras sobre o que sua empresa tem a oferecer a ele. Isso permite que o visitante se interesse pelo site e busque por outras informações, como outros produtos, postagens em blog, entre outros.

SEO e UX são rivais?

Comparaço entre SEO e UX

Enquanto o SEO se preocupa em posicionar bem o site nos mecanismos de busca e atrair os visitantes, o UX se preocupa em manter esses visitantes no site. Em muitos momentos do desenvolvimento das práticas de SEO, é possível identificar pontos que ficam ótimos para os mecanismos de busca, mas que ficam confusos para os visitantes. É importante que, num planejamento de SEO, sejam observadas não somente a estrutura técnica da página, mas o design visual dela, para que os visitantes se sintam confortáveis em ver a página.

Uma página com muitos negritos em palavras-chave ou frases de efeito podem afastar os visitantes, por se tornar um texto poluído e de difícil leitura. Semelhante com a quantidade de títulos intermediários, como <h2> e <h3>, é preciso saber quantos são necessários e planejar em quais momentos eles serão utilizados, para que o texto fique coeso e de fácil leitura. Todo o conteúdo deve estar distribuído de forma linear e constante, dentro do que seja esperado daquele tema. Por exemplo, se o post fala sobre bebidas de frutas, não faz sentido escrever sobre refrigerantes.

Construção de website

O próprio website deve ser construído, ou adaptado, para o SEO e para o UX. Os fatores que são importantes para o SEO – como título, descrição, palavras-chave e imagens – são tão importantes quanto o conteúdo, a relevância, o design visual das páginas para o UX. Embora ambos tenham alguns pontos que podem ser conflitantes – como a repetição de palavras relevantes –, é importante ressaltar a importância em equilibrar o conteúdo da página tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários.

Ter uma página perfeita para os mecanismos, mas desconfortável para os usuários, pode trazer visitantes, entretanto não vai mantê-los na página e, consequentemente, não realizarão outras ações no site, como comprar os produtos ou serviços oferecidos, realizar cadastro de e-mail, etc. Por outro lado, ter um site totalmente amigável ao usuário mas sem as técnicas de SEO, pode até manter os usuários no site, mas eles não encontrarão facilmente o site nos mecanismos de busca durante suas pesquisas.

Usuário insatisfeito

SEO e UX são aliados

As técnicas de SEO vieram para melhorar o alcance de marketing digital dos sites para atrair visitantes e clientes em potencial, enquanto o UX surgiu para medir a qualidade do site em manter os visitantes e clientes nele. Pode-se dizer que o UX é uma adição às técnicas de SEO já utilizadas, ampliando a qualidade dos sites já existentes para torná-los mais amigáveis visualmente.

Seo e UX/UI são aliados

Para não ficar confuso sobre como utilizar corretamente as técnicas de SEO e UX, entre em contato com a LabSEO, agência especializada em SEO e com experiência em UX para transformar seu site numa referência aos visitantes e clientes.

 

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