25fev

Quais ferramentas são essenciais para SEO?

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A curiosidade e a diversidade no mundo do SEO

O SEO sem dúvidas é algo complexo que exige atenção e cuidado para que não se deixe um erro para trás. E isso, consequentemente, acaba gerando muitas discussões sobre quais ferramentas são essenciais para o SEO.

Muitas vezes, um pequeno erro deixado para trás, pode ser uma grande dor de cabeça no futuro.

A curiosidade para pesquisar ferramentas úteis para o SEO é algo muito comum entre os desenvolvedores, mas temos uma grande diversidade de ferramentas que podem nos deixar confusos, por exemplo: você pode estar usando duas ferramentas que fazem a mesma coisa sem ter ideia disso.

Não só para evitar esse tipo de situação, mas também para consertar possíveis problemas, esse artigo vai te recomendar uma série de ferramentas  para que aumente suas chances de impulsionar o seu SEO para obter resultados melhores.

Para isso, não deixe de conferir o nosso post sobre o que é SEO.

Quais ferramentas são essenciais para SEO?

 

  • Google Search Console:

Vamos começar falando de uma ferramenta importantíssima chamada Google Search Console.

O SEO precisa ser otimizado para se posicionar e obter os melhores resultados, mas não sabemos como o Google enxerga o nosso site e para isso, temos o Google Search Console que nos permite entender como o nosso site está sendo avaliado e o que precisamos fazer para melhor otimizá-lo.

Além de tornar possível para que você consiga ver o tráfego do seu site, a ferramenta também informa quais soluções seriam necessárias para um melhor desempenho no seu site, permitindo que você fique sabendo quando uma página está com algum tipo de problema ou quando algo precisa ser alterado nela.

Lembrando que o Google e o SEO estão sempre mudando.

E por conta disso, o Search Console é o seu maior aliado para informar quando algo deixa ser útil no SEO ou quando algo que foi implementado está faltando em seu site.

  • GTmetrix:

Nem tudo é sobre desenvolver um bom texto para posicionar o seu site. A velocidade dele e a otimização geral do site é um fator importante e até mesmo decisivo para o SEO.

O GTmetrix faz uma análise do seu site e em seguida aplica uma nota mostrando a você o que precisa ser otimizado e a velocidade que leva para carregar uma página.

Tanto imagens pesadas, vídeos e até mesmo códigos não otimizados, ele apontará para você o que deve ser otimizado para que sua página carregue mais rápido e para que o usuário que entrar no seu site se sinta mais confortável, e não precise ficar esperando muito tempo para que sua página funcione.

Sim, a experiência do usuário em seu site é um fator muito importante para o SEO.

Para complementar, na próxima ferramenta iremos falar justamente sobre a experiência do usuário no seu site.

  • Site responsivo / AMP:

Um fator recente que foi aplicado no Google e automaticamente aplicado para o SEO, é se o seu site é responsivo.

Como assim? Um site responsivo é aquele que você pode acessar tanto pelo computador quanto por um smartphone ou tablet. Todas as plataformas tem que ter uma responsividade, para que o usuário, ao acessar o seu site, consiga a mesma experiência independente de qual dispositivo esteja usando.

Para isso, temos uma ferramenta chamada AMP (Advanced Mobile Page) que otimiza suas páginas, permitindo que se tornem responsivas para smartphones e tablets.

Mas nem tudo se trata do AMP.

Tenha ciência de que às vezes o AMP não vai otimizar o site da melhor forma, é preciso que quem esteja construindo o site saiba mais sobre responsividade.

  • HTTPS e seus possíveis erros:

É muito importante que os sites que utilizam do SEO tenham um certificado SSL instalado, e com isso pode vir alguns problemas.

Quando um certificado é instalado, seu domínio deixa de ser “http” para ser “https”. Muitas pessoas deixam passar um fato muito importante nesse processo.

Os links do seu site junto com o certificado devem ser atualizados da mesma forma. Às vezes acontece de uma imagem estar em um link que utiliza “http” e depois da inserção do certificado, essa mesma imagem continuar usando “http”.

O google identifica isso como um problema e por conta disso você pode acabar não posicionando bem.

Verifique todos os links do seu site após instalar um certificado SSL.

Incluindo vídeos, links que você citou, tudo deve ser atualizado para entrar nos conformes. Você pode utilizar o Search Console também!

Um passo a mais para o SEO

Iremos falar sobre um tipo de ferramenta que muitos usuários de SEO utilizam para posicionarem o site no Google.

Tenha ciência de que existem outras ferramentas que exercem essa função, mas nós iremos te recomendar a SEMrush, que é a que usamos aqui na nossa agência por ser bem completa.

SEMrush:

Com esse recurso em mãos, você pode verificar seus concorrentes, analisar palavras-chave e fazer verificações periódicas de acordo com a forma que você irá configurar a ferramenta.

Essa é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta no mundo do SEO, que também analisa seu site e traz recomendações e melhorias que você pode implementar, até mesmo mostrando parcialmente resultados futuros, caso você coloque em prática essas recomendações.

O SEMrush tem tudo o que você pode estudar sobre SEO, e sua interatividade também é um ponto forte. Há webinários que você pode assistir, ebooks para ler e monitoramentos de mudanças na Google que podem ajudar a melhorar o seu posicionamento.

Não fique para trás!

Está na hora de você dar o próximo passo para o Marketing Digital, e aumentar suas chances de adquirir mais clientes e se posicionar no Google.

Quais dessas ferramentas você achou mais interessante? Comente abaixo.

Caso precise de ajuda profissional com SEO, Entre em contato com a nossa equipe, somos especialistas em Marketing Digital.

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