24jun

Aquisição x Fidelidade de Clientes

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Aquisição x Fidelidade de Clientes

Aquisição x Fidelidade de Clientes

Toda empresa necessita de clientes. Pode soar um tanto quanto óbvia essa frase, porém quase metade das empresas existentes atualmente focam somente em adquirir novos clientes para comprarem seus produtos, e acabam vendendo apenas uma vez para eles ou em intervalos de tempo muito grandes, ao invés de investir na fidelização desses clientes para sempre comprarem.

A fidelização de clientes é tão, ou mais, importante que a aquisição de novos, pois com ela é possível adquirir uma das melhores formas de divulgação que uma empresa possui, a tão conhecida propaganda boca-a-boca. A divulgação da qualidade da empresa por meio de clientes, que gostam da marca, pode ser tão efetiva quanto as ações próprias de marketing.

Custos da Aquisição x Fidelidade

Custo de Aquisicao x Fidelidade

A criação de qualquer campanha de marketing, seja ela realizada em televisão, rádios, jornais, ou de forma online, possui custos variáveis. Conquistar um cliente novo necessita ações focadas no interesse dele, no produto que ele procura e nas variações que ele pretende obter, e as ações de SEO são, juntas, uma das técnicas usadas para o cliente em potencial encontrar a sua marca. Entretanto, isso resulta em campanhas muito grandes, abrangendo vários fatores ao mesmo tempo, que podem gerar um alto custo para a empresa.

Do outro lado, um cliente que já tenha comprado algum produto da empresa tem certa objetividade no que quer, e basta uma ação focada de marketing para agradar esse cliente e torná-lo novamente um comprador para os produtos. Assim, chegamos ao primeiro ponto importante: o custo para trazer um cliente novo é até cinco vezes maior do que manter um cliente já existente.

Contudo, é importante notar que ambos os investimentos são válidos, e cada empresa deve ponderar o quanto investir em cada uma das opções. Quando uma marca está consolidada no mercado, ela pode focar mais na fidelização dos clientes, enquanto uma empresa pequena necessita mais de clientes novos para ela. Futuramente, essa pequena empresa terá mais clientes e poderá investir na fidelização deles.

Aquisição x Fidelidade: vantagens de cada uma

Estudos com vários empresários ao redor do mundo indicam que clientes fiéis são 65% mais propensos a comprar outros produtos da empresa, enquanto apenas 12% dos novos clientes comprariam, necessitando serem conquistados através das campanhas publicitárias. Também é comum eles gastarem mais e estarem mais dispostos a adquirir novos produtos, ao passo que novos clientes são mais receosos em comprar produtos recém-lançados.

Para adquirir novos clientes digitais, quase todas as empresas (90%) usam o próprio website, além de ações através de e-mail (80%) e participação nas redes sociais (70%) como Facebook e Twitter. Isso demonstra toda uma estrutura de marketing que deve ser criada para atingir os possíveis clientes, incluindo até mesmo encontrar oportunidades de novos mercados de ação que sua empresa pode atuar.

Com a fidelização à marca, a relação empresa-cliente dentro das mídias sociais se torna muito mais próxima, facilitando o acesso a informações de interesse do cliente, e ter um feedback muito bom das ações e outras campanhas que realizar. Além disso, 80% dos clientes dão valor à marca se os donos ou gerentes participam das mídias sociais, embora apenas metade deles realmente participem ativamente, preferindo a contratação de grupo exclusivamente responsável por essa interação.

É interessante mencionar que o aumento de fidelização de clientes, mesmo que em uma proporção baixa como 5%, por exemplo, pode gerar um aumento de lucro interessante para a empresa. Dependendo do ramo da empresa e da pesquisa pelos produtos e/ou serviços oferecidos, pode haver um crescimento de vendas entre 10 e 30% e, até mesmo, valores maiores em ramos mais específicos.

Aquisição e Fidelidade através do SEO

Aquisição e Fidelidade através do SEO

Ambas as formas de relacionamento com os clientes são importantes, e as técnicas de SEO podem ser direcionadas para ambas as ações. Como o próprio foco do SEO é a procura que as pessoas realizam pela marca, as técnicas de melhorias realizadas no site facilitam a aproximação e a aquisição desses novos clientes, disponibilizando conteúdo relevante e mostrando as vantagens em adquirir os produtos da empresa ou produtos pesquisados.

Para fidelização, o SEO permite a identificação das intenções de compra dos clientes, quais os produtos mais adquiridos e, a partir disso, é possível criar uma ação de marketing direcionado para esse cliente, para que o cliente possa ser “surpreendido” por um produto que ele estava planejando comprar, e se torne mais fiel à marca.

Seja para atrair novos clientes ou para fidelizar os existentes, entre em contato com a LabSEO, uma agência especializada em SEO.

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