06maio

Google dá prioridade a sites responsivos

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Após algumas atualizações de algoritmo em seu buscador, em abril de 2015, o Google passou a beneficiar os desenvolvidos para mobile ou responsivos: aqueles que se adaptam a qualquer dispositivo mobile, como celulares e tablets, têm agora mais relevância nas pesquisas do que aqueles que não seguem essa premissa. Um site responsivo também contém textos, imagens, menus, tabelas, vídeos, e outros componentes que se adaptem à tela de qualquer dispositivos em que forem visualizados, como redimensionamento de imagens, posicionamento de menus, acessibilidade e outros fatores.

Ano a ano, o número de celulares ativos no Brasil aumenta. Ao final de 2014, a Anatel verificou que haviam quase 280 milhões de linhas ativas de celulares, com aumento de 3,5% em comparação ao ano anterior. Isso se traduz em quase 1,4 celular por habitante, demonstrando que a telefonia móvel está cada vez mais acessível à população e presente no dia-a-dia das pessoas, independente da classe social.

Com isso em mente, os sites responsivos passam a ter preferência para serem exibidos nas primeiras posições dos resultados de buscas do Google, indicando que eles podem ser facilmente visualizados em desktops comuns, mas principalmente em dispositivos móveis, melhorando a experiência dos usuários que necessitam realizar buscas quando não se encontram próximos à um desktop.

Segundo o próprio Google, 61% dos usuários se mostram insatisfeitos quando um site não abre corretamente no celular ou tablet, e essa atualização é justamente para que os sites se preocupem com os usuários e atualizem a qualidade de suas estruturas. A atualização Google passa a punir sites que demorem em carregar em dispositivos mobile, ou que o usuário se sinta desconfortável em usá-lo, como imagens muito grandes ou necessidade de usar o scroll para ler toda a linha de um texto.

Acesso pelo pc cai, enquanto via mobile aumenta

Vantagens dos sites responsivos

Todas as pesquisas realizadas através de dispositivos móveis têm aumentado nos últimos anos, sejam elas de produtos ou serviços. Procurar por uma pizzaria na cidade, encomendar a compra de um sofá e, até mesmo, negociações no Mercado Livre têm sido frequentemente realizadas através de celulares e tablets, enquanto que nos desktops o crescimento mais estável.

É interessante notar que até mesmo o valor total de compras realizadas através de dispositivos móveis chega a ser 13% maior que as compras feitas em desktops comuns. Especialistas em marketing digital acreditam que a maioria dos sites existentes hoje serão acessados mais por esses dispositivos do que por desktops, até o final de 2015.

Sites que não possuem versão para dispositivos mobile chegam a perder até 30% de relevância nas pesquisas, além de não atingirem todo o alcance que a internet pode oferecer à empresa. Os próprios usuários estão mudando o foco do pc comum, para a praticidade que esses dispositivos permitem, não sendo mais necessário estar num local específico para fazer pesquisas, mas sim em qualquer lugar.

Site responsivo ou site mobile?

Durante a construção de um site, é importante definir qual será o formato mobile que ele irá seguir. Existem dos formatos mobile, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens, confira a seguir.

Um site responsivo é aquele que se adequa à tela do dispositivo usado, seja um pc comum, celular ou tablet. Todos os objetos da página, como textos, imagens, vídeos, tabelas, e menus são redimensionados para aparecerem corretamente na tela, de forma que seja possível aproveitar todo o espaço, sem que ela fique sobrecarregada. É o formato mais comum de usabilidade para dispositivos mobile.

Um site mobile é um site feito voltado totalmente aos celulares e tablets, como se não existisse versão dele para o pc comum. Toda a estrutura dele é focada em telas de toque ou navegação por setas, para que o usuário possa encontrar rapidamente tudo o que precisar, incluindo o próprio domínio de url, algo como http://m.dominio.com.br ou http://mobile.dominio.com.br. É um formato comum em sites de eventos específicos, como lançamento de um produto ou página especial do site.

Uma opção para sites que usam a plataforma WordPress, é utilizar um dos layouts responsivos prontos que a própria plataforma oferece, e configurar os detalhes do site, como cores e menus.

SEO para sites responsivos

É importante que, independente do formato que o site irá seguir, a usabilidade seja pensada primariamente nos usuários de dispositivos móveis, e depois nos usuários de PC comum. Assim, se torna mais prático fazer a estruturação e configuração do site, com o conteúdo essencial para o usuário

Com as técnicas de SEO, pode-se identificar quais são os tipos de dispositivos que mais acessam o site, e realizar o planejamento estrutural dele para se adequar a esses modelos mais comuns. Através da codificação do site, pode-se direcionar estilos específicos de formatação de conteúdo para vários dispositivos, como, por exemplo, largura da página entre 768 e 1024 com orientação paisagem para iPads, ou entre 320 e 360 com orientação retrato para Samsung Galaxy.

Com essa preocupação na aparência do site, a classificação dele durante as pesquisas do Google se torna mais relevante, o número de visitantes que acessam o seu conteúdo aumenta e a chance de concretizarem alguma compra também se torna maior. Para otimizar seu site, entre em contato com a LabSEO, uma agência especializada em SEO, para estar sempre bem posicionado no Google.

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