01set

Como melhorar o Link Building de seu site

Nenhum comentárioEscrito por
Como melhorar seu link building

Quando nós falamos sobre pessoas no geral, umas das primeiras ideias que pensamos é se elas nos são conhecidas de alguma forma, seja diretamente, amigos de infância, colegas de trabalho ou que possuam um amigo em comum. Essa ligação que acabamos por ter com outras pessoas podem gerar mais conhecimento, assuntos a debater, ampliar a rede de contatos profissionais etc.

Para empresas, se torna um pouco diferente. A ligação existe através de fornecedores de matéria-prima, clientes, funcionários de cada departamento, e até mesmo de outras empresas que não sejam do mesmo ramo. No mundo virtual, a forma de ligação segue o mesmo formato, porém com maior abrangência e mais opções de ligações, já que a rede tem alcance praticamente infindável.

O que é Link Building?

O que é link building?

Link Building é um conjunto de ações com o objetivo de adquirir links relevantes para o site, para que os mecanismos de busca vejam que o seu site tem mais relevância que outros e possa posicioná-lo melhor nas pesquisas. Assim, mais pessoas acessarão o conteúdo dele, e caso seja um site comercial, consigam realizar a compra de seus produtos ou serviços. É uma das técnicas de SEO utilizadas para atrair visitantes para o site.

O conceito básico é o de que quanto mais links apontando para o seu site, maior será a relevância dele. Porém, é importante que os links sejam provenientes de sites também relevantes, caso contrário os mecanismos de buscas podem considerar como spam e prejudicar o site. Muitos sites são criados unicamente para a geração de links de spam, o que gera punições no posicionamento do site para o conteúdo pesquisado.

Como melhorar o Link Building de seu site?

São várias as opções possíveis para a melhoria. Algumas podem ser feitas facilmente, outras demandam planejamento para serem corretamente utilizadas em seu máximo potencial.

Parcerias com seu site

Parcerias com seu site

É provável que você já tenha acessado sites que tenham uma página chamada Parceiros, que contém os sites de outras empresas ou grupos que costumam colaborar com o site em questão, não necessariamente sobre o tema do site. Empresas de notícias costumam ter fotógrafos e editores freelancer como parceiros, enquanto sites de humor possuem outros sites de humor como parceiros.

A função da parceria é simples: caso se interesse no conteúdo do site atual, você pode acessar o site dos parceiros para ver outros conteúdos relevantes. Isso permite que esses sites parceiros adquiram alguns acessos, e, dependendo do ramo de atividade, pode gerar a venda de seus produtos ou serviços. O mesmo acontece na outra direção, conteúdos interessantes com links para parceiros podem incentivar as vendas realizadas por eles.

Esses links que são “trocados” entre si funcionam como uma grande rede, reforçando a qualidade entre seus integrantes. Quando um grupo quando é visto com outras pessoas e grupos que participam, apoiam ou divulgam, é visto como sendo interessante e obtém uma credibilidade maior pelo seu trabalho, do que apenas um grupo ou pessoa solitária realizando as ações.

É importante notar que, dependendo do ramo de atuação, a troca direta de links não tem a mesma relevância que um link que seja conseguido naturalmente. Quando alguém menciona uma marca sem ter influência de outras pessoas, é muito mais natural a aceitação daquela mensagem publicitária, semelhante à algumas celebridades que mencionam marcas fora das propagandas.

Postagens publieditoriais

Postagens publieditoriais

Vários sites adquirem acesso através de postagens em seus blogs, com os assuntos mais diversos possíveis. Sites que vendem produtos ou serviços costumam realizar postagens sobre algum produto/serviço específico, ou assuntos relacionados ao mercado em que atua.

Levando em consideração essa premissa, alguns sites permitem a compra de espaço em seus blogs para que suas postagens sejam para exibir propagandas de outras empresas. É semelhante a comprar um espaço em jornal ou revista para inserir sua propaganda, com a diferença que a postagem do blog deve seguir um formato pré-definido pelos proprietários. Assim, é possível a inserção de links para o seu site, seja ele de qualquer ramo de atividade.

Duas coisas devem ser levadas em consideração em postagens publieditoriais. A primeira e mais importante é que os mecanismos de busca estão em constantes atualizações, e conseguem identificar quando a uma troca de links muito perceptível. Para evitar trocas com vários sites para ganhar links rapidamente, os mecanismos tendem a dar penalizações para excessos desse tipo, pois considera que essas postagens podem ser forjadas para parecerem reais.

A segunda nota Importante a ressaltar é que esse tipo de propaganda deve ser discreto e que não atrapalhe o formato do site. Alguns leitores podem se sentir obrigados a lerem a propaganda para terem acesso ao conteúdo principal do site, e isso pode ter o efeito contrário, o de afastar os possíveis consumidores de realizarem as compras ou serviços que o site oferece.

Comentários externos

Comentários externos

Muitos sites pela internet permitem a escrita de comentários pelos visitantes em suas postagens, sendo possível escrever o próprio site para ter acessos para seu site. É um tipo de propaganda fácil de ser realizada, mas deve-se tomar alguns cuidados para esta ação.

Muitas das pessoas que usam essa forma acabam por ser prejudicadas pelos motores de busca por não serem links relevantes para o site. Comentários que possuam apenas o site, ou com detalhes específicos – como excesso de letras maiúsculas, exclamações, ou até mesmo dezenas de links – podem ser considerados como spam, gerando efeito reverso de Link Buildig.

Comentários fora de contexto também geram penalizações. Numa página sobre computadores, indicar um site que fale sobre flores artesanais, mesmo que o assunto daquela página em específico seja flores, é considerado irrelevante para o site como um todo, gerando pontos negativos de posicionamento.

Além disso, muitas pessoas de má-fé se utilizam desses comentários para criar conteúdo de spam, dificultando a visualização das páginas e prejudicando as técnicas de SEO. Cabe aos administradores do site tomarem cuidado para não serem afetados por centenas de comentários inúteis, o que também prejudica o site.

Link Building é na LabSEO

Nós da LabSEO, uma agência especializada em SEO, possuímos experiência em marketing digital, com os conhecimentos necessários para que nossos clientes tenham acesso ao melhor link building para o seu site. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato com a gente.

View all posts by:

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário