22out

Web Analytics: como estudar seu site

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Quando uma loja física ou empresa é criada, espera-se que as pessoas entrem nela para adquirir seus produtos ou serviços. Quanto mais pessoas entrarem na loja, maior é a chance de concluir a venda, sendo facilmente mensurável o retorno adquirido.

Na internet, as coisas não são tão fáceis de serem percebidas assim. Quando um site comercial é criado, espera-se que ele adquira visitantes e que esses comprem ou adquiram os serviços oferecidos. O SEO consegue atrair as pessoas para o site, e uma das suas atribuições também é verificar qual o sucesso que o site está alcançando dentro do público-alvo.

De forma semelhante às lojas físicas, quanto mais pessoas acessam o site, maior a chance de concretizar uma venda, mas muitos sites só veem a quantidade bruta de pessoas. O que importa para essas lojas é o produto final e a receita final, mas não o valor que poderiam ter adquirido se estivessem realizados os estudos de melhoria em seus sites.

Por exemplo, numa determinada semana, cinco clientes compram determinado produto no valor de dez reais, totalizando R$ 50,00. Porém, se mil pessoas visitam o site nesse período e apenas cinco delas compraram, nota-se que há algum tipo de falha que esteja prejudicando as vendas. É justamente nesse ponto que o Web Analytics é necessário: como estudar seu site para poder melhorá-lo.

O que pode ser medido?

O que pode ser medido

Quando um visitante entra no site, ele cria uma “sessão” de acesso na página, isso faz um pequeno sequenciamento de ações realizadas nela. São vários os tipos de eventos que podem ser analisados e medidos, conforme o conteúdo do site. Os eventos mais comuns são:

  • Clicar em links: a mudança entre as páginas do site, como artigos de uma categoria.
  • Assistir vídeos: clicar em assistir pode ser medido pelo tempo total que a pessoa assistiu, ou por um tempo mínimo, por exemplo 15 segundos.
  • Preencher formulário: cadastrar um e-mail no informativo, realizar uma pesquisa no site, entre outros.
  • Permanência no site: quanto tempo o visitante permanece em cada página, ou no site como um todo.

Além das medições ligadas diretamente ao acesso ao site, também existem outros itens a serem medidos, relacionados diretamente ao site. O SEO também se preocupa em melhorar a estrutura do site para que ele seja bem qualificado pelos motores de busca, para que esteja nas primeiras posições nas pesquisas.

  • Tempo de carregamento do site: se o site demora para carregar, se existem categorias rápidas ou lentas.
  • Quantidade de arquivos para baixar: arquivos de imagem, som, cookies, arquivos de configuração do site, entre outros.
  • Tamanho de imagens: quando uma imagem é muito pesada, o site pode demorar mais a carregar, e isso pode prejudicar a qualidade

Tendo esses dois tipos de informações como base, pode-se verificar quais são as melhores ações a serem tomadas para a melhoria do site.

Como medir os resultados do site?

Como medir os resultados do site

Numa loja física, é possível contar quantas pessoas entram nela. Já em sites, essa contagem não é facilmente vista, sendo necessária a utilização de ferramentas específicas.

Essas ferramentas online e offline estão disponíveis para realizar a medição tanto da qualidade da estrutura do site quanto dos resultados em si do site. A grande maioria delas é paga, elas possuem planos básicos e avançados, dependendo do quão complexa você quer a análise do site.

Também existem ferramentas gratuitas, com variações de funcionalidade. Para sites que estejam começando, é uma opção para encontrar possibilidades de pequenas mudanças no site, para que possa crescer. Grandes sites, porém, optam pelas ferramentas pagas, pois conseguem obter muitas informações importantes para seus negócios.

Sem dúvida, a mais utilizada é o Google Analytics, uma ferramenta do próprio Google que obtém informações sobre o desempenho do site, número de acessos, visitantes, de onde veem eles, quais produtos tem mais resultados, entre outras opções. Quando configurado corretamente, é uma das melhores opções para saber como estudar seu site.

Existem ainda outras dezenas de ferramentas, cada uma com recursos voltados para determinado tipo de análise. Muitas delas possuem recursos semelhantes entre si, e outras com recursos únicos.

O que fazer com essas análises?

O que fazer com essas análises

Tendo esses dados em mãos, pode-se identificar quais os pontos a serem melhorados no site, planejando estratégias relacionadas a cada área.

Lembrando do exemplo no início do texto, onde apenas 5 pessoas realizavam a compra de determinado produto, de um total de mil visitantes durante uma semana, pode-se levantar várias informações relevantes para a empresa para realizar as melhorias. Qual o caminho que essas cinco pessoas fizeram para chegar até aquele produto? Quanto tempo elas ficaram no site até comprar ele? Elas fizeram outras ações até decidirem a compra? Essas perguntas podem ajudar a planejar novas ações de propaganda no site.

De outro lado, das outras 995 pessoas que entraram no site e decidiram não comprar o produto, quais ações elas realizaram antes e depois? Elas compraram outros produtos? Elas saíram da página após desistirem do produto? Elas se cadastraram para receber notificações?

A análise que o SEO faz não é apenas a medição de resultados financeiros, mas também a quantidade de visitantes na página. Ter 5 vendas em 10 acessos pode significar uma boa porcentagem de vendas, mas se a análise feita no site revelar que ele pode alcançar mais de mil pessoas, é sinal de que é necessário um planejamento mais completo para aproveitar essas vantagens.

Web Analytics na LabSEO

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