02mar

5 dicas de SEO para 2016

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5 dicas de SEO para 2016

Todo ano, o algoritmo de busca do Google é modificado para sempre trazer os resultados mais específicos possíveis para o usuário. Os sites que não se adaptam às técnicas de SEO estão cada vez mais ultrapassados em termos de qualidade, e perdem oportunidades de vendas. Para evitar que sua empresa corra o risco de ficar para trás, conheça agora 5 dicas de SEO para 2016 e obtenha sucesso para sua empresa.

 1- Investir na presença online

Presença online

As pessoas não se dispõem mais a buscar produtos em lojas, pois necessitam de tempo para pesquisar preços e não o possuem. Com isso, as pesquisas online se tornam essenciais para encontrar o produto que precisam. De acordo com o último levantamento de dezembro de 2015, as vendas em shoppings caíram 1% em relação a 2014, enquanto que vendas online cresceram até 25%.

Pense nesse exemplo: uma empresa que tenha apenas loja física vendeu 100 produtos em dezembro de 2014, enquanto em dezembro de 2015 ela vendeu 99 produtos. Um concorrente que tenha vendido 100 desse produto em 2014, mas que tenha investido numa loja online em 2015, vendeu 125 produtos ao todo, contando as lojas física e online. Isso mostra que o comércio digital está cada vez mais presente na vida da população, não apenas a brasileira, mas a mundial.

2- Definir investimento de SEO

Definir investimento de SEO

Algumas empresas podem não ter um orçamento muito alto para investir em todas as ferramentas de SEO. Pequenas empresas, que atuam apenas em uma região, mas que querem ter presença digital, podem escolher a forma de investimento mais apropriada para o seu serviço, e é nesse ponto que a consultoria em SEO pode ajudar.

Uma consultoria em SEO é indicada quando a empresa já possui um site próprio, mas não possuem altas quantias para investir na presença online. Na consultoria, é possível entender o funcionamento básico das técnicas de SEO, como em um curso, e uma pessoa da empresa ficará responsável pela alteração do próprio site, realizando as ações necessárias. Isso permite que a empresa tenha um investimento menor, mas que seja suficiente para o início de sua presença online.

3- Relevância das páginas

Relevância das páginas

Com as atualizações do algoritmo do Google, é necessário que as páginas sempre sejam relevantes tanto para o usuário quanto para robô de busca. Focar páginas somente para os mecanismos de busca ficou obsoleto, e páginas que ainda seguem esse padrão estão perdendo muito de sua relevância nas pesquisas orgânicas.

Por isso, é importante que as páginas sejam cada vez mais interessantes para os leitores, para que elas consigam atraí-los para realizarem as compras ou se cadastrarem no site. Dentro dessas páginas, pode-se utilizar alguns dos recursos de SEO para melhorar a indexação das páginas, mas sempre lembrar que o usuário é que deve ser o foco do conteúdo, não os mecanismos de busca.

4- Conteúdo das páginas

Conteúdo das páginas

Algumas pessoas estão aderindo ao conceito de produzir conteúdo para suas páginas e deixar as técnicas de SEO de lado, para não prejudicar o site. Porém, essa ação não é recomendada pois se torna difícil para os mecanismos de busca entenderem a página e considerá-la relevante para o usuário.

As palavras-chave existentes no conteúdo devem, sim, serem levadas em consideração e utilizadas no texto, para que tanto os mecanismos de busca compreendam o conteúdo da página quanto o usuário possa ler o mesmo de forma organizada e coerente. Por isso, é bom atentar para a criação do texto para que as palavras pertinentes ao assunto que se propõe sejam utilizadas corretamente, conseguindo atrair o tráfego para o site.

5- Funções certas para as pessoas certas

Funções certas para as pessoas certas

Muitas empresas concentram toda a manutenção de SEO num mesmo grupo ou na mesma pessoa. É esse grupo ou pessoa que vai otimizar sites, produzir conteúdo e deixar o site bonito visualmente através do UI (User Interface). Essa é uma das ações que podem originar mais transtornos do que resultados para a empresa.

Quando se tem o mesmo profissional ou grupo para realizar as três ações, pode-se ocorrer em erros que passam desapercebidos. Páginas confusas de serem acessadas e textos difíceis de serem lidos são alguns exemplos que podem ocorrer se o mesmo grupo faz todas as ações. Por isso é recomendado que as empresas aprendam a dividir corretamente as funções para que as áreas se completem e interajam entre si.

Um grupo pode escrever o texto da forma que for mais prática para ele, as ações de SEO serão realizadas por outro grupo, e a interface do site fica nas mãos de outra equipe. Com isso, cada equipe pode ter uma visão diferente do que estão focados a ver, muitas vezes encontrando problemas que passariam despercebidos caso todas as ações fossem realizadas pela mesma equipe. A integração entre as pessoas torna tanto o conteúdo quanto as páginas mais atraentes para os visitantes.

O que esperar no futuro?

O quê esperar no futuro

Como vimos, a preocupação com SEO tem crescido ao longo do tempo, e cada vez mais as empresas investem nessa área do marketing digital. Por isso, quanto antes uma empresa investir no marketing digital, mais “encontrável” ela será no universo online, e cada vez mais as pessoas darão preferência em procurar produtos e serviços em sites ao invés de irem em lojas.

Se você tem dúvidas em como aproveitar o SEO para sua empresa, entre em contato com a LabSEO, uma agência especializada em SEO. Oferecemos uma gama de serviços para empresas que queiram otimizar sua presença online

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